Números inteiros...

Os números negativos só foram plenamente aceitos a partir do séc. XV, porém a ideia de um número negativo ser resultado de uma equação era considerada como absurda para muitos matemáticos, alguns acharam que era loucura fazer operações onde números menores (negativos), subtrair ou somar números maiores (negativos e positivos).
Aos poucos os números negativos foram sendo aceitos e utilizados pelas pessoas.

Considere a seguinte sequência infinita de números decrescente a partir de 10, pulando de dois em dois... (10, 8, 6, 4, 2, 0...) .


OPA!!!!!

Quanto é  0 - 2?

Pode existir números menores que zero?

Como tirar alguma coisa de nada?





Para os antigos era impossível tirar 5 de 3 por que para eles 3-5 não existia.Porém ao longo do século, cientistas e estudiosos realizaram operações com números menores por números maiores. O resultado dava um número menor que zero. Esses números eram chamados de números falsos ou ainda de números absurdos. Hoje os conhecemos como números negativos.





Diferente do que podemos pensar os números negativos estão presentes em inúmeras atividades cotidianas. Como por exemplo:

Saldos bancários:
Seu João tem uma conta especial no Banco . O banco lhe deu um limite de R$ 500,00, isso quer dizer que se não houver fundos na conta o banco cobre até esse valor, devolvendo cheques que forem depositádos quando o valor já for atingido. 
Cada vez que seu João ficar devendo no banco o extrato da conta indica um débito com um D à direita do saldo. Seu João ficou devendo para o banco nos dias 5,17 e 28.. Na linguagem bancária quer dizer que seu João está com a conta negativa.



Temperatura

 Na superfície terrestre as temperaturas, registradas muitas vezes em graus Celsius, variam de região para região. No Brasil que é uma região tropical, as temperaturas médias ficam em torno de 25º C durante o ano. Porém em algumas regiões do sul do país, no inverno são registradas temperaturas abaixo de 0º C. Nas regiões vizinhas aos pólos as temperaturas registradas chegam a variar entre 30º C e 50º C abaixo de zero, a menor temperatura registrada até hoje foi 88,50º C abaixo de zero, na Antártica. Dizemos que temperaturas abaixo de zero são negativas e acima de zero são positivas.


Fuso horário


Diariamente, muitos jornais publicam informações relacionadas ao tempo, como temperaturas, ventos, fusos horários, Lua, qualidade do ar, qualidade das praias...  Veja os dados divulgados pela Folha de São Paulo a respeito do tempo em algumas cidades do mundo, no dia 5 de janeiro de 2000:


Cidades

Fuso

Temperatura

Mínima

Máxima
Assunção
– 1 h
22
38
Chicago
– 4 h
        – 3
           3
Genebra
+ 3 h
        – 2
           6
Havana
– 3 h
18
         29
Madri
+ 3 h
        – 1
           8
Montreal
– 3 h
        – 6
           3
Moscou
+ 5 h
        – 9
        – 7
Nova Delhi
+ 7 h 30 min
           6
         19
Roma
+ 3 h
        – 2
         14
São Paulo
   0
         18
         24
Seul
        + 11 h
        – 4
           4
Viena
+ 3 h
        – 8
           2
Zurique
+ 3 h
        – 2
           3

Fonte: Folha de São Paulo, 5 de janeiro.  Caderno Campinas.
Observação: O fuso horário representa a diferença entre o horário da cidade e o de Brasília.